Parece que a semana não está boa para a Square Enix. Após quedas de 16% nas ações, informações internacionais sugerem demissões nas divisões dos EUA e Europa da Square Enix. Os cortes fazem parte do plano de reestruturação da empresa, como resultado de mudanças estratégicas.
Intitulada “Square Enix Reboots and Awakens“, a nova diretriz da Square visa o lançamento games AAA multiplataforma. Com isso, devemos ver o fim de exclusividades temporárias em jogos como Final Fantasy.
Já as demissões em massa na Square Enix, provavelmente, estão relacionadas ao cancelamento de múltiplos jogos como parte da nova estratégia. Além disso, a publisher japonesa também aceitou prejuízo de US$ 140 milhões como parte dos cancelamentos.
Demissões devem acontecer na Square Enix em suas divisões ocidentais
Segundo relatos, as divisões dos Estados Unidos e Europa que devem passar por demissões na Square Enix são o setor de TI e o braço editorial. Até o momento, a companhia não informou quantos funcionários perderão o emprego.
De acordo com a nova estratégia da empresa, a intenção é “lançar títulos que garantam o animação e aumentem a lealdade à marca, colocando a prioridade em trazer os jogos diretamente aos consumidores“.
Além disso, eles buscam “Fortalecer pontos de contato com o consumidor e alterar para uma estratégia multiplataforma“. Como jogos foram cancelados internamente, as divisões ocidentais da Square Enix passarão por demissões.
Atualmente, não sabemos quantas pessoas serão afetadas, mas a Square é mais uma grande empresa a realizar cortes em 2024, assim como a Microsoft que fechou a Arkane Austin e Tango Gameworks nos últimos dias.
Square Enix said:
-FF16 sales fell short of expectations. Initial momentum was in line with expectations, but the games failed to reach FY goal as its momentum slowed. No updates from sales number last announced at 3 million
-FF7 Rebirth sales fell short of expectations. Initial…
— Takashi Mochizuki (@6d6f636869) May 14, 2024
Ao mesmo tempo, a situação da franquia Final Fantasy também não parece das melhores, com os FF XVI e FF VII Rebirth não alcançando as expectativas.
Quem reportou a fala foi Takashi Mochizuki, do portal Bloomberg. Segundo ele, tanto Final Fantasy XVI quanto FF 7 Rebirth não tiveram vendas ruins, mas não atingiram as metas. Esse pode ser o principal fator que levou a Square Enix a alterar seu modelo de lançamentos, com focos em AAA multiplataforma.
Fonte: Adrenaline