Pouco tempo depois de a Microsoft bloquear o acesso a emuladores no Modo Varejo do Xbox, alguns jogadores descobriram um método que permite que softwares do tipo continuem sendo acessados. Atenta a isso, a fabricante do console começou a suspender e até mesmo banir permanente contas de usuários que estejam violando suas políticas recentes.
Segundo o Tom’s Hardware, a companhia começou a suspender durante 15 dias os jogadores que detecta estarem usando emuladores fora do Modo de Desenvolvedor. As plataformas da empresa, especialmente modelos como o Xbox Series X, se tornaram famosos entre a comunidade de emulação por conseguirem desempenhar a tarefas muito bem graças às suas CPUs poderosas.
Enquanto a Microsoft nunca esclareceu por que limitou o acesso aos softwares, o desejo de evitar uma possível disputa judicial com a Nintendo pode ter motivado a decisão. Além disso, Alyanna McKenna, desenvolvedora do Azure, explicou que muitos emuladores exigem permissões que vão além daquelas usadas por outros jogos e apps, o que pode acabar gerando brechas de segurança.
Emuladores ainda estão liberados no Modo de Desenvolvedor do Xbox
Embora a empresa tenha adotado uma postura dura contra softwares de emulação no Modo Varejo do Xbox, eles ainda estão liberados em seu Modo de Desenvolvedor. Liberado mediante um pagamento simbólico, ele pode ser acessado por qualquer consumidor e dá a liberdade para rodar homebrews e outros softwares em fase de desenvolvimento.
Segundo a Microsoft, a decisão foi tomada porque ela acredita que emuladores têm propósitos úteis que vão muito além da tentativa de acessar conteúdos protegidos de forma gratuita. Até o momento, a brecha que permitiu trazê-los de volta ao Modo Varejo parece continuar aberta e seus detalhes não foram tornados públicos.
Quem descobriu como explorá-la foi o grupo conhecido como UWeaPons Store, que afirmou desejar manter o segredo para evitar ações por parte da dona do Xbox. Ao mesmo tempo, seus membros estavam fornecendo meios de acessar os emuladores para todos que doassem pelo menos US$ 2 em sua campanha no Patreon.
Fonte: Adrenaline